| 29/03/2009 14h43min
O sul-africano Jordy Smith faturou o título no WQS da Tasmânia no Circuito Mundial ao vencer o norte-americano Damien Hobgood. A decisão do O´Neill Coldwater Classic foi entre dois tops do ASP World Tour. O primeiro 6 estrelas do WQS 2009 foi encerrado em Bluff Reef, com a vitória sendo garantida na última onda do africano.
O brasileiro Jadson André também foi derrotado pelo sul-africano nas semifinais, deixando-o em terceiro lugar no campeonato. No domingo, o potiguar de 19 anos, despachou Dion Atkinson no primeiro confronto do dia. Depois, liderou toda a disputa com Jordy Smith. Começou bem com uma nota 8,50, contra 7,83 do sul-africano. Nos minutos finais, aumentou a vantagem com um 6,77, mas na última onda o campeão arrancou um 8,27 para confirmar a primeira vaga na final por 16,10 x 15,27 pontos.
— Eu queria muito ter vencido, mas não perdi para qualquer um. Foi para o Jordy, que é um dos melhores do mundo nessas condições, vento terral muito forte pra direita. E ele só virou na última, então foi um resultado alucinante. Foi uma bateria eletrizante e vou com tudo agora para Margaret. O ano só começou, o resultado é muito bom, mas têm muitas etapas ainda pela frente — comentou Jadson.
O título de Jordy Smith valeu 2.500 pontos e a terceira posição no ranking WQS. O niteroiense Bruno Santos continua na frente e o catarinense Jean da Silva é o novo segundo colocado. Jadson larga em 11º lugar com os 1.875 pontos recebidos na Tasmânia e briga pela ponta nesta semana. A “perna australiana” agora vai promover o primeiro 6 estrelas “prime location” de 3.500 pontos nas ondas de “power” havaiano de Margaret River, onde também será realizado o primeiro 5 estrelas do WQS feminino.
O potiguar está iniciando sua segunda temporada no WQS e no ano passado já venceu sua primeira etapa, o Gatorade Surf Classic em São Francisco do Sul (SC). Ainda foi vice-campeão no tradicional Onbongo Pro Surfing em Ubatuba (SP) e terminou em 22º lugar no WQS de 2008, que classificou até o 16º para a elite. No início deste ano ficou perto do título mundial Sub-21 da ASP. Só perdeu a grande final, para o havaiano Kai Barger, na Austrália.