| 21/03/2009 21h47min
A quinta etapa do Brasil Tour e terceira do Circuito Gaúcho de Surfe Profissional começou na manhã deste sábado na praia dos Molhes, em Torres. O primeiro dia das disputas foi marcado pelo sol forte, boas ondas de até três pés com maiores na série, e queda de alguns dos principais favoritos à vitória. A competição vale R$ 20 mil de premiação, além de 500 pontos no ranking nacional e 2 mil para o estadual.
Na primeira bateria, Rodrigo Wazlawick e Matheus Toledo se garantiram na disputa após derrotar Diego Rosa e Emerson Silva. Na segunda, um dos expoentes no esporte no Brasil, Fabio Gouveia, ao lado de Magno Pacheco, foram derrotados por Felipe Teixeira e Gustavo Henrique. No terceiro embate do primeiro round, Flavio Nakagina e Thayson de Souza conseguiram se manter vivos na competição. Tanio Barreto e Wagner Martinez foram os melhores da quarta bateria.
A quinta bateria foi marcada pela vitória de Cristiano Correa e Alan Saulo. Na sexta, Rudá Carvalho e Além Lima foram os melhores. Renan Batalha e Bruno Gallini se garantiram para o segundo round após derrotar Marcio Farney e Klinger Peixoto. Outra surpresa foi a queda de Odirlei Coutinho, que foi vencido por Marco Giorgi e Alon Campestrini.
A nona bateria foi marcada pela vitória de um favorito, Guilherme Herdy, que derrotou Rodrigo Farias e Alessandro Pulga. O segundo colocado, Yuri Gonçalves, também se classificou para o segundo round. Igor Morais e Franklig Serpa se deram bem na 10ª disputa do dia. Thomas Hermes e Anselmo Correia despacharam Michel Flores e Jonas Brocca no 11º embate. Jorge Spanner e Giovanni Ferrante não deram chance para Charlie Brown e Tiago Braga.
Na 13ª bateria Beto Mariano e Ernesto Nunes surfaram melhor e derrubaram Caetano Vargas Bruno Lopes. Alex Ribeiro e Ulisses Meira passaram de fase na 14ª disputa. Alexandre Almeida e Alandresson Martins não deram chance para Hugo Bittencourt e Marcelo Demantova. Na 16ª disputa quem se deu bem no final foi Flavio Costa e Fabio Carvalho, que surfaram melhor.
O segundo round de baterias foi marcado pelo alto nível técnico. O primeiro gaúcho a entrar na água foi Daison Pereira, que se classificou ao lado de Rodrigo Wazlawick. Na segunda bateria do segundo round Flávio Nakagima e Matheus Toledo passaram para a próxima fase após derrotar Vinícius Fornari e Ipojucã Chaves, ambos do Rio Grande do Sul. Tanio Barreto e Cristiano Correa se garantiram na briga pelo título. Rudá Carvalho e o gaúcho Pedro Gross também se deram bem e continuam na competição.
Peterson Rosa confirmou o favoritismo e conquistou a vaga para o próximo round. Alex Lima e o gaúcho Renan Borba estão confirmados na briga após derrubarem nada mais nada menos que Guilherme Herdy e Igor Moraes. Na sétima bateria do round Bruno Galini e Thomas Hermes despacharam Alon Campestrini e Robson Gobbato. Na oitava disputa Stefano Dornelles e Yuri Gonçalves derrotaram Messias Félix e Jorge Spanner. A nona disputa foi de Anselmo Correa e Beto Mariano. A última bateria do dia foi marcada pela vitória de Alandreson Martins e Fabio Carvalho.