| 08/03/2009 16h43min
A bicampeã mundial Stephanie Gilmore continua seu reinado no circuito feminino da ASP (Associação de Surfe Profissional). A australiana de 21 anos voltou a vencer uma etapa do WCT, essa realizada em Gold Coast, Austrália, que abre a temporada, derrotando a havaiana Melanie Bartels, 26, na decisão do Roxy Pro neste domingo.
As finalistas barraram as estreantes nas semifinais, com a havaiana Coco Ho, 17, e a neozelandesa Paige Hareb, 18, largando em terceiro lugar nas suas primeiras participações na elite. Com 17, Stephanie Gilmore ganhou pela primeira vez na Gold Coast, entrando como convidada pelas triagens.
A surfista não perdeu tempo e abriu a grande final com uma onda excelente, nota 9,57, a maior do domingo de séries de 2-3 pés em Snapper Rocks. Praticamente liquidou a havaiana com esta onda, garantindo o título com um 6,5 na última que surfou antes de ser carregada pela torcida.
– A onda era até pequena, mas foi abrindo e eu fui manobrando – disse Gilmore.
– É importante você começar bem, com uma nota alta. Fiquei me lembrando de 2005, quando fiquei pegando umas ondas intermediárias muito boas e hoje aconteceu isso de novo – completou.
Essa foi a quarta vitória seguida da australiana no circuito feminino, contando as três últimas de 2008.
– É um novo começo para mim. Ganhar em casa, na frente de todas estas pessoas, é incrível. É a primeira vez que venço aqui como campeã do mundo. Em 2005 eu era muito nova, sem pressão nenhuma, é diferente, então estou muito feliz pela vitória, certamente – comemorou Stephanie, que foi campeã mundial nos seus dois únicos anos na elite.
A próxima parada do ASP Women´s Tour 2009 é o Rip Curl Pro em Bells Beach, novamente com o masculino, nos dias 07 a 18 de abril em Torquay, na gelada região de Victoria, sul da Austrália.