| 07/03/2009 15h09min
O paranaense Jihad Khodr venceu a primeira bateria disputada na abertura do ASP Tour 2009 na Austrália. Ele derrotou o top-15 Tim Reyes na repescagem e o trio brasileiro está na terceira fase do WCT. O paulista Adriano de Souza e o cearense Heitor Alves garantiram classificação direta ao estrearem com vitórias no fim de semana passado em Duranbah Beach.
As ondas amanheceram com 2-3 pés neste sábado e a repescagem foi iniciada em Duranbah, mas só até a oitava bateria. O mar foi subindo na Gold Coast, e foi decidido mudar para lá. Jihad Khodr estava na nona bateria com Tim Reyes, que ficou para inaugurar a arena do evento que tradicionalmente abre a temporada na Austrália.
A bateria de Jihad contra o americano Tim Reyes entrou quando a maré ainda estava enchendo e o mar não era bom, com séries pequenas fechando rápido. As melhores só entraram na segunda metade da bateria. O brasileiro liderava com uma nota 5,17, mas Reyes pegou uma onda muito longa de nove manobras para tirar uma nota 8 e assumir a ponta há 8 minutos do fim.
A resposta de Jihad não demorou e arrancou um 8,33 com três manobras muito fortes. Só que Reyes pega outra direita abrindo, extensa, um pouco cheia, não tão boa, mas deu para voltar ao primeiro lugar com uma nota 5,67. Deixou o brasileiro precisando de algo parecido, 5,34. Restavam só 4 minutos e a questão era vir a onda. Jihad não desistiu e ela veio nos últimos segundos.
O paranaense começou com uma batida, deu mais uma e outra mais forte ainda, um cutback, continuou variando as manobras com velocidade e seguiu com uma boa rasgada, batida, aéreo e um 360 rodando para finalizar. A galera vibrou nas areias e a nota saiu: 5,93. Vitória por 14,26 x 13,67 pontos de Jihad Khodr na raça.
O Brasil segue com força máxima na Gold Coast. O paranaense já está escalado para disputar a segunda vaga para as oitavas-de-final com o veterano australiano Kieren Perrow. O cearense Heitor Alves pega o recordista de pontos da primeira fase, Damien Hobgood, na sétima bateria. E o paulista Adriano de Souza está na chave-de-baixo da terceira fase, encabeçando o 11º duelo contra o experiente sul-africano Greg Emslie, de volta ao ASP Tour esse ano.