| 26/01/2009 16h30min
O venezuelano Rafael Pereira largou na frente na corrida pelo título sul-americano profissional no ASP South America Surf Series 2009. No último domingo, dia 26, ele ganhou a final da WQS de San Bartolo, no Peru, contra Sebastián Alarcon. Era o tira-teima dos confrontos diretos de surfistas da Venezuela com os donos-da-casa nas fases decisivas do domingo.
O campeão Rafael Pereira já havia passado pelo peruano Gabriel Villaran na primeira semifinal, com Alarcon superando Francisco Bellorin na outra para impedir uma final venezuelana em San Bartolo. A vitória valeu 500 pontos nos rankings do WQS e no primeiro Sul-Americano Profissional de 2009.
Brasileiros param nas quartas
O retorno do Peru ao Circuito Mundial da ASP, depois de 10 anos de ausência, continua no próximo final de semana com a Copa Movistar abrindo o WQS Feminino 2009 nas mesmas ondas de San Bartolo, com uma etapa igualmente nível 2 estrelas de 500
pontos. No primeiro desafio masculino do ASP South
America Surf Series 2009, o Brasil parou nas quartas-de-final.
O vice-campeão Sebastián Alarcon, do Peru, barrou o catarinense Jean da Silva e o venezuelano Francisco Bellorin deixou o carioca Adriano Paiva também em quinto lugar, junto com mais dois peruanos, Matias Mulanovich e Javier Swayne. Já o ex-top do ASP World Tour, Leonardo Neves, ficou em último na primeira bateria que disputou no domingo e que foi encerrada com a primeira vitória de Rafael Pereira rumo ao título.