| 24/01/2009 19h16min
Muito Sol, boas ondas de até um metro marcaram o início das competições na primeira etapa do Rip Curl Grom Search, que reúne a elite nacional da geração com idade até dezesseis anos na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). O paulista Jessé Mendes, candidato ao título, mostrou estar bem preparado e abriu a competição com uma esquerda, somando 8 pontos já na primeira onda.
No segundo round, o atual campeão brasileiro da categoria foi ainda melhor. Ao fazer as melhores notas da competição, um 9,80 e um 9,15, Jessé alcançou a maior somatória, 18,95 pontos dos 20 possíveis.
— Consegui pegar boas ondas, estou contente, fui bem nessa bateria do segundo round. Agora vamos para a próxima — comentou o surfista.
O paranaense Victor Valentin, campeão do circuito no ano passado, não foi muito bem na sua primeira participação, ficando com a segunda colocação na bateria onde o catarinense Victor Drews venceu. No entanto no segundo round, veio a
recuperação e ele passou em primeiro.
—
O campeonato está muito legal, mas, não me dei bem na minha bateria, deixei a melhor onda da bateria passar e acabei em segundo, mas na segunda bateria fui bem melhor e acabei vencendo e passando para a próxima fase — afirmou.
A competição está sendo transmitida ao vivo pela internet, para aqueles que não puderem comparecer à Joaca. Os internautas devem acessar o link www.ripcurl.com.br. Além das notas dos juízes, acompanharão imagens das ondas, som direto da locução e poderão enviar mensagens de textos para o evento, tudo em tempo real.
O circuito terá três etapas este ano, com a próxima disputa na Barra da Tijuca (RJ), nos dias 7 e 8 de março, e última no Guarujá (SP), nos dias 21 e 22 de março. Os campeões do ranking mirim e feminino garantem vaga para representar o Brasil na grande final internacional, em 2010, em Bells Beach, na Austrália durante o WCT Rip Curl Pro.