| 25/01/2009 21h09min
Os surfistas de São Paulo dominaram a abertura do 10º Rip Curl Grom Search, neste domingo, dia 25, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Maioria nas baterias decisivas, com 13 dos 16 finalistas, os paulistas levaram as quatro vitórias, com Gabriel Medina, na categoria mirim; Kaena Brandi, na feminina; Filipe Toledo, na iniciantes; e Victor Bernardo, na grommets (veja os resultados completos na tabela).
Filipinho, que tem três títulos seguidos no circuito e é filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, também faturou a J’Bay Expression Session, para confirmar a supremacia paulista. Já a torcida local teve de se contentar com apenas um atleta da casa nas finais, Luan Wood, de Floripa, que ficou em quarto lugar na categoria iniciantes.
Com 84 inscritos a competição foi exclusiva a surfistas com até 16 anos de idade. Os campeões do ranking (após as três etapas), na mirim e na feminina, garantem vagas para a final internacional do evento, em 2010,
na Austrália. Eles competirão
junto aos melhores do mundo na categoria sub-16 em Bells Beach, durante o WCT Rip Curl Pro, com todas as despesas pagas, incluindo intercâmbio cultural na The Milton College Center, oferecida pela Study Way.
Jacque Silva compareceu
A etapa foi prestigiada por personalidades importantes do surfe. A principal delas, a bicampeã do WQS (a divisão de acesso do surfe) e dona do melhor resultado brasileiro no circuito mundial na história, a catarinense Jacqueline Silva, vice-campeã do WCT em 2002. Há 13 anos na equipe Rip Curl e desde 2001 na elite mundial, a atleta acompanhou as finais e deu autógrafos aos atletas e público.
Além de Jacque, o tricampeão brasileiro e ex-top do WCT, Peterson Rosa, estava na praia, e os juízes internacionais da ASP, Icaro Cavalheiro e Luli Pereira, acompanharam a nova geração nas ondas.
Calendário
O Rip Curl Grom Search terá três
etapas em 2009. A próxima será na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nos
dias 7 e 8 de março. A grande está marcada para o Guarujá, nos dias 21 e 22.