| 31/10/2008 11h42min
Uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina está no Oeste do Estado nesta sexta-feira para conferir a situação dos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Segundo o gerente da Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim, 13 municípios do Estado já decretaram situação de emergência desde o dia 18 deste mês, principalmente por causa de enxurradas. Outros cinco também registraram danos e podem fazer o decreto.
Contabilizando todos os prejuízos dos municípios que decretaram situação de emergência e dos que informaram que vão decretar, desde o dia 18 deste mês foram registrados cerca de 1,4 mil desalojados, 98 desabrigados, 619 residências atingidas e 11 destruídas, além de diversas pontes e estradas danificadas. A região Extremo-Oeste foi a mais atingida.
O major afirma que a preocupação continua, pois há previsão de chuva pelo menos até 10 de novembro. Esta semana, o tempo
ruim deve dar uma trégua até sábado. No
domingo, pode ocorrer chuva forte e temporais isolados pelo interior do Estado.
De acordo com a Epagri/Ciram, as chuvas de outubro quebraram recordes em Blumenau, Indaial, Ituporanga, Rio do Campo, São Joaquim e Florianópolis. O acumulado já ultrapassou o esperado para o mês em todo o Estado. Do Planalto ao Litoral, o volume chega a ser o dobro do previsto para o mês.