| 26/10/2008 01h29min
A Defesa Civil de Santa Catarina vai vistoriar neste domingo os estragos causados pela chuva na cidade de Zortéa, no Meio-Oeste. Na noite deste sábado, 15 pessoas estavam desalojadas e 30 residências danificadas.
As áreas mais atingidas pela chuva são o Centro da cidade e os bairros que margeiam o córrego Lajeado dos Porcos.
Além de Zortéa, a cidade de Abelardo Luz, no Oeste do Estado, decretou emergência devido aos estragos causados pela chuva de granizo. Cerca de 200 famílias ficaram desalojadas e tiveram que dormir na casa de parentes e amigos na noite de sexta para sábado. Pelo menos 60 casas e três centros comunitários ficaram destelhados. Houve prejuízo também em lavouras de fumo, trigo e milho.
A Defesa Civil do município estima que serão necessárias 5 mil telhas para cobrir as casas. Foram distribuídas lonas para a população.
Na cidade de Lages o nível do rio Ponte Grande subiu causando o alagamento de quatro
residências. Quatro pessoas ficaram desabrigadas. Em
Chapecó e em Herval D´Oeste o registro também foi de alagamentos, atingindo uma residência em cada município.
A chuva intensa, seguida de ventos fortes, provocou deslizamentos e destelhamentos parciais em pelo menos três residências do município de Joaçaba. Problemas de deslizamentos também ocorreram em Capinzal, Catanduvas, Blumenau e Rio do Sul. O Departamento Estadual de Defesa Civil permanece em alerta, devido às previsões de chuva, até este domingo.