| 25/10/2008 16h35min
O município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, decretou neste sábado situação de emergência devido aos estragos causados pela chuva de granizo que caiu por volta das 19h de sexta-feira. A notificação preliminar de desastre foi encaminhada por volta de meia-noite de sexta-feira, para a Defesa Civil Estadual.
Cerca de 200 famílias ficaram desalojadas e tiveram que dormir na casa de parentes e amigos. Pelo menos 60 casas e três centros comunitários ficaram destelhados. Houve prejuízo também em lavouras de fumo, trigo e milho. A Defesa Civil do município estima que serão necessárias 5 mil telhas para cobrir as casas. Foram distribuídas lonas para a população.
De acordo com a Polícia Militar, a região mais atingida foi no interior do município, onde existem vários assentamentos. Abelardo Luz possui 22 assentamentos da reforma agrária. Os mais atingidos foram Três Palmeiras, Santa Rosa I, Santa Rosa II e Bela Vista. A Defesa Civil do
município foi acionada para
auxiliar as famílias.
Tornado
Na sexta-feira, dois moradores de Abelardo Luz, Valdecir Waldhauer e Ademir Fiorese Junior, filmaram com telefone celular a formação de um tornado na região. O fenômeno não chegou a tocar o solo e não causou prejuízos.
Cerca de 60 casas e três centros comunitários foram destelhados em Abelardo Luz
Foto:
Eliana Losekann