clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/10/2008 12h53min

Avaí usa psicologia para controlar ansiedade na reta final da Série B

Jogadores se reuniram com psicóloga antes da partida contra o Criciúma

Consolidado na zona de acesso à Primeira Divisão, o Avaí está usando a psicologia para controlar a ansiedade dos jogadores e da comissão técnica na reta final da Série B do Brasileirão. O comandante Silas acredita que o apoio da psicóloga Fernanda Boing tem sido essencial para o grupo afastar o medo de tropeçar a poucas partidas do término do campeonato.

Segundo o treinador, foi fortalecendo a confiança do elenco que o Leão conseguiu a sua primeira vitória sobre o Criciúma nesta temporada — o Avaí goleou por 3 a 0, na última sexta-feira, na Ressacada.

— É hora de olhar para frente. Tivemos uma reunião com a psicóloga Fernanda e ela disse que a ansiedade em relação ao medo de fracassar prejudica. Mas aquela em favor da vontade de vencer faz bem. E como em um clássico nem sempre quem é ou está melhor ganha, esse tipo de suporte foi importante — afirmou o técnico.

Em entrevista à rádio CBN/Diário, Fernanda Boing revelou que trabalhou a mudança de persectiva dos jogadores em relação à importância do resultado da partida. Ela disse que usou o exemplo da seleção feminina de vôlei — que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Pequim.

— Trabalhei com eles a questão da ansiedade, de como olhar para esse jogo. Esta é uma possibilidade de crescer e um marco importante para a nossa classificação. Por isso, usei como exemplo a seleção brasileira feminina. Eu quis com isso abordar que a gente deve ter anseio pela vitória, e não focar no que pode dar errado. Não podemos ser aquele tipo de pessoa que tem mais medo do fracasso do que deseja que coisas boas aconteçam  — afirmou Fernanda. 

Para a psicóloga, a conversa com o time azurra deu resultado em campo. Fernanda disse que vem notando uma diferença na postura da equipe durante as atuações.

— Eu conversei com o Silas (após a partida) e acho que funcionou. Os nossos jogadores entraram em campo pensando no que podia acontecer de bom caso eles vencessem aquele jogo. Eles foram muito positivos e acho que é com esse clima que estamos conseguindo mudar — finalizou.

Matéria atualizada às 19h20min.

CLICRBS
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.