| 19/02/2003 23h29min
O técnico do Grêmio, Tite, ganhou um desfalque inesperado para toda a disputa da Libertadores e a maior parte do Campeonato Brasileiro, além de todas as competições das quais o clube participar nos próximos seis meses. Um exame de ressonância magnética, realizado nesta quarta-feira, indicou que o zagueiro Adriano sofreu fratura na tíbia da perna direita. O jogador se submeterá a cirurgia nos próximos dias e, segundo o departamento médico tricolor, ficará afastado dos gramados por cerca de 180 dias. Adriano sofreu pancada no tornozelo durante o jogo contra o Peñarol disputado na última terça, em Montevidéu, pela Libertadores.
Tite já não contava com o defensor para a partida do próximo sábado, contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. Adriano seria o substituto de Polga, também lesionado. O treinador deve escalar Gavião na zaga como stopper pelo lado direito, enquanto Claudiomiro assume a função de líbero, e Roger atua na esquerda. Nessa hipótese, Amaral iniciaria a partida na primeira função do meio-campo, junto de Tinga e Fabri. O jovem Renato, recém promovido dos juniores, é a segunda alternativa de Tite. Ele, porém, deve permanecer no banco de reservas.
A direção do Grêmio vai contratar outro zagueiro, mas só poderá inscrevê-lo para a segunda fase da Libertadores. Durante a etapa classificatória do torneio sul-americano, o tricolor terá um jogador a menos à disposição. Adriano disputou recentemente o Torneio do Catar pela seleção brasileira sub-23 e recebeu muitos elogios do técnico Ricardo Gomes.