| 08/10/2008 22h23min
O Brasil de Pelotas perdeu para o Confiança-SE por 2 a 0, pela segunda rodada do octogonal decisivo da Série C do Brasileirão. A partida foi realizada nesta noite de quarta-feira, no Estádio Batistão, em Aracaju (SE).
Com o resultado, o Xavante permanece com três pontos. O próximo desafio dos gaúchos é no sábado, contra o Atlético-GO, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Jogo de um time só
O técnico Itamar Schulle entrou em campo disposto a não jogar, e a não deixar jogar. Retirou o atacante Sharlei, colocou o zagueiro Régis, e armou o Xavante no esquema 5-4-1. No ataque, completamente isolado, Claudio Milar se transformou em figura decorativa.
E com o Brasil-Pe chamando o Confiança-SE para o próprio campo, coube aos anfitriões atenderem ao apelo dos gaúchos. O time sergipano passou a pressionar com muita força, empilhando chances de gol desperdiçadas, com até mesmos os zagueiros posicionados no campo do Xavante.
Foi um primeiro tempo de treinamento ataque-contra-defesa. No Brasil-Pe, só quem tocava na bola era o goleiro Flávio, desdobrando-se com defesas em seqüência. Ainda assim, o Xavante teve sorte e contou com a má pontaria de Taílson, Juninho Petrolina, Da Silva, Jorginho e Cristiano Alagoano, os principais jogadores do Confiança-SE.
Convicto de que o bom futebol estaria associado ao número de volantes em campo, Schulle colocou mais um ainda no primeiro tempo: Alex Albert entrou no lugar do lateral-direito Adans aos 35 minutos, deixando o Xavante com três zagueiros e quatro volantes.
Trave, goleiro e gols
Sem querer jogar, o Brasil-Pe voltou ainda mais recuado no segundo tempo. A ponto de ver os zagueiros Márcio Alemão e Bira transformados em articuladores do Confiança-SE. Os sergipanos se mantiveram totalmente no campo do Xavante.
Taílson e Márcio Alemão acertaram a trave em dois lances de perigo. O goleiro Flávio salvou diversas vezes para o Brasil-Pe. A pressão não diminuiu nem quando o zagueiro Bira, do Confiança-SE, levou cartão vermelho.
Mesmo com um jogador a mais, o técnico Xavante não abdicou do esquema cauteloso. Na única alteração restante, trocou o solitário meia Marcelo Moscatelli pelo também meia Júnior Paulista, mantendo os quatro volantes e três zagueiros.
E o castigo pela retranca excessiva chegou aos 35 minutos. Fabinho entrou driblando na área do Brasil-Pe e chutou forte, marcando o merecido primeiro gol do Confiança-SE.
Na seqüência, Chicão foi expulso, e o que era pressão, virou uma avalanche. Aos 43 minutos, Alisson fez mais um, fechando o placar em 2 a 0. E pelo comportamento amedrontado do Brasil-Pe, o Xavante se escapou de uma goleada histórica.