| 13/09/2008 11h28min
O diretor permanente de corridas dos Grandes Prêmios, o britânico Charlie Whiting, esclareceu aos pilotos, em sua tradicional reunião das tardes de sexta-feira o que se entende por tirar vantagem ao cortar a chicane Bus Stop. A explicação ocorreu menos de uma semana depois da punição imposta ao inglês Lewis Hamilton no GP da Bélgica, no último fim de semana, quando ele acabou sancionado por cortar uma chicane e tirar vantagem disso.
— Quando um piloto corta uma chicane e ganha alguma posição, não apenas deve retornar a sua posição, mas deverá esperar por pelo menos uma curva para voltar a tentar a manobra e assim se terá a segurança de que não tirou vantagem — declarou Whiting.
O incidente que gerou o caso aconteceu a três voltas do final do GP em Spa-Francorchamps. Hamilton tentou uma manobra arriscada sobre o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, então primeiro colocado, mas acabou cortando a chicane e retornando à pista na frente do rival. Embora tenha
cedido a posição a Raikkonen
logo em seguida, como diz a regra, e recuperando-a depois, o inglês teve sua ultrapassagem considerada irregular e acabou perdendo 25 segundos do tempo total, o que deixou o brasileiro Felipe Massa livre para a vitória.
O incidente que gerou a punição a Lewis Hamilton aconteceu no final do GP da Bélgica
Foto:
Roland Weihrauch, EFE