| 15/08/2008 11h32min
Depois de garantir o bronze, César Cielo cai na piscina do Cubo D'Água, em Pequim, atrás do ouro nos 50m livre, e com chances, na avaliação do técnico de natação do Grêmio Náutico União (GNU), Cristiano Klaser:
– Acho que vai dar ouro. Mais não vai ser fácil – ponderou o treinador do clube de Porto Alegre.
As piscinas de Pequim têm sido um perigo para os recordes. Numa única prova, o recorde olímpico foi quebrado pelo brasileiro César Cielo (21s47), para durar uma bateria, até o francês Amaury Leveuax reduzir a marca para 21s46. Além da técnica, a tecnologia tem exercido grande influência sobre o esporte e as marcas
– O principal fator são os trajes. Mas também temos a melhora de tecnologia em geral, como filmagem sub aquáticas e softwares de análises de movimento. Com certeza a tecnologia contribui muito.
Klaser participou de chat com internautas e repórteres do clicRBS nessa sexta. Além de comentar as alterações no esporte, falou sobre o fenômeno Michael Phelps e a atuação de Thiago Pereira. Confira abaixo a íntegra do bate-papo.
clicRBS - Que teoria podemos traçar para explicar a explosão de recordes nestes Jogos? Tecnologia (dos maiôs, da piscina)? Aprimoramento na preparação do atleta (dieta, treino mesmo)?
Cristiano Klaser - Acho que o principal fator são os trajes. Tive a oportunidade de testar alguns deles em janeiro, e é incrível a diferença que eles fazem. Aumenta em muito a flutuabilidade. Além deste fator e também temos a melhora de tecnologia em geral, como filmagem sub aquáticas e softwares de análises de movimento. Com certeza a tecnologia contribui muito.
Pergunta da internauta Carol - Como está a questão do macacão da Speedo? Alguns atletas estão usando nos Jogos, mas muitos ainda estão correndo atrás para conseguir algum nas provas. Os Jogos não deveriam ter regularizado isso, distribuindo a todos ou impossibilitando que alguém usasse? A tecnologia superou a técnica.
Cristiano Klaser - O traje foi colocado à disposição de todos, o problema foi que demorou demais para alguns nadadores conseguirem estes trajes. Já te respondendo a segunda pergunta: a tecnologia mudou a técnica. Os nadadores podem ficar mais fortes pois os trajes ajudam na flutuação do nadador.
Pergunta da internauta Carol - E com relação ao Cuba D'Água? Se nenhuma piscina é tão perfeita e propícia para o nado como aquela, quer dizer que nenhum atleta jamais vai conseguir bater novamente os tempos realizados lá? Como as equipes de natação vão se preparar e encarar os recordes depois dessa Olimpíada?
Cristiano Klaser - A piscina do Cubo D'Água é ótima, mas temos ótimas piscinas em outros lugares também.
Pergunta da internauta Ana - Phelps afunda mais na virada, o que lhe dá mais velocidade. Quais são as principais dificuldades para um nadador executar essa virada?
Cristiano Klaser - O principal fator é que nem todos os nadadores conseguem a mesma eficiência no nado submerso que Phelps consegue. E ele afunda para fugir da turbulência que vem atrás do nadador.
clicRBS - O senhor poderia explicar um pouco o nado submerso?
Cristiano Klaser - O nado submerso, no meio da natação, é chamado de “golfinhada”. Ele tem dois fatores fundamentais para um bom aproveitamento: flexibilidade (quadril e tornozelo) e potência nas pernas. Este movimento é basicamente o que os golfinho – daí vem o nome – fazem para se locomoverem. É um movimento extremamente rápido, e foi limitado na regra da natação para que os nadadores não façam mais do que 15 metros por baixo da água.
Pergunta da internauta Ana - Até que que ponto o biotipo de Phelps contribuiu para ele ser esse fenômeno?
Cristiano Klaser - Contribui muito, mas com certeza ele foi desenvolvido a vários anos por um dos melhores técnicos do mundo para chegar aonde está. Para se ter uma idéia ele não tira um dia de folga a mais de três anos.
clicRBS - Perto do encerramento da participação brasileira em Pequim... que avaliação dá para fazer? Foi dentro do esperado?
Cristiano Klaser - Sim, infelizmente continuamos a depender de resultados esporádicos como a medalha do Cielo. Mas a natação tem evoluído, estamos pegando mais finas apesar ainda de estarmos atrás de vários países.
Pergunta da internauta Ana - Por que é tão difícil popularizar a natação como ocorreu com o vôlei, por exemplo? Investimento?
Cristiano Klaser - A natação é um esporte caro, a exposição da mídia também não é muito grande. Estes dois fatores são os mais importantes. Tomará que com o fenômeno que está sendo esta Olimpíada isso mude.
clicRBS - Thiago Pereira deixa os Jogos sem medalha. Chega a ser uma decepção ou é normal?
Cristiano Klaser - Infelizmente normal. No meio da natação todos nós sabíamos que era quase impossível ele chegar a alguma medalha. Na verdade, o Pan é que criou uma falsa expectativa.
clicRBS - Que previsão dá para fazer para Cielo, na final dos 50m hoje?
Cristiano Klaser - Acho que ouro. Mais não vai ser fácil.
Pergunta do internauta Mateus - Queria saber por que e como os atletas do revezamento 4x100 conseguem fazer os 100 m mais rápido que na prova simples dos 100m?
Cristiano Klaser - Os atletas dos revezamentos conseguem ser mais rápidos, pois eles saem em movimento.
CLICRBS