| 07/08/2008 14h
Os judocas brasileiros Denílson Lourenço e Sarah Menezes conheceram nesta quinta-feira seus primeiros adversários nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os dois representantes brasileiros na categoria ligeiro estréiam neste sábado, por volta da 1h (de Brasília).
Brasileiros com mais chance de medalha, Tiago Camilo e João Derly terão pela frente rivais orientais. O primeiro encara o japonês Takashi Ono, e o segundo enfrenta o coreano Joojin Kim. A gaúcha Mayra Aguiar enfrenta a espanhola Leire Iglesias.
Lourenço não deu sorte. Como há 33 atletas inscritos, 31 têm vaga direta na segunda rodada e dois disputam uma luta a mais. Foi o caso do brasileiro, que terá pela frente o ucraniano Maksym Korotum, ouro na etapa de Praga da
Copa do Mundo deste ano.
— Denílson caiu numa
chave boa. Temos imagens em filme deste ucraniano e Denílson já treinou bem com ele — comentou o técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara.
A jovem Sarah Menezes, de 18 anos, fará sua estréia olímpica diante da húngara Eva Csernoviczki, medalhista de bronze no Campeonato Europeu e sétima colocada no Mundial da modalidade em 2008. A técnica da equipe feminina, Rosicléia Campos, gostou da chave.
— Esse ano Sarah teve a oportunidade de treinar com a maior parte das atletas de sua categoria. Ela treinou bastante com essa húngara e lutou bem com a romena pentacampeã européia e bronze no Mundial, com quem poderá fazer o segundo combate — analisou.
Junto com Leandro Guilheiro, Denílson Lourenço e Sarah Menezes estiveram nesta quarta no Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de
Pequim, que sediará os sete dias de disputas olímpicas de judô a partir do dia 9 de agosto.
Confira os adversários dos brasileiros:
Masculino:
— 60kg: Denílson Lourenço x Maksym Korotun (UCR) — dia 9
— 66kg: João Derly x Joojin Kim (COR)— dia 10
— 73kg: Leandro Guilheiro - ainda sem adversário— dia 11
— 81kg: Tiago Camilo x Takashi Ono (JAP) — dia 12
— 90kg: Eduardo Santos - ainda sem adversário — dia 13
— 100kg: Luciano Corrêa - ainda sem adversário — dia 14
— +100kg: João Gabriel Schlittler x Yevgen Sotnikov (UCR) — dia
15
Feminino:
— 48kg: Sarah Menezes x Eva Csernoviczki (HUN) — dia 9
— 52kg: Andressa Fernandes x Maria Garcia (DOM) — dia 10
— 57kg: Ketleyn Quadros
x Sinyoung Kang (COR) — dia 11
— 63kg: Danielle Yuri x Jayoung Kong (COR) — dia 12
— 70kg: Mayra Aguiar x Leire Iglesias (ESP) — dia 13
— 78kg: Edinanci Silva x vencedora de Esther San Miguel (ESP) x Vera Moskalyuk (RUS) — dia 14