| 30/07/2008 13h06min
Realizar a fase final de preparação do judô para a Olimpíada no Japão, país onde o esporte foi criado, serve de inspiração para os judocas brasileiros. Os atletas estão em solo japonês desde o dia 25 de julho.
— O período de aclimatação está ainda mais prazeroso por ser realizado no Japão. Trata-se de um lugar muito especial para nós judocas e estou tentando absorver a energia positiva daqui ao máximo — destacou o peso leve Leandro Guilheiro, bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004.
Campeão Mundial em 2007 e bronze no Mundial de 2005, o meio-pesado Luciano Correa diz que um dos objetivos da equipe é levar o espírito guerreiro para a China.
— Sempre que estou no Japão treino fico muito feliz, porque sei do significado de treinar na terra onde tudo começou em termos de judô. Espero que possamos levar essa energia guerreira para Pequim.
O pesado João Gabriel Schlittler, bronze no Mundial 2007, concorda.
— Realmente conhecer o Japão e presenciar as tradições do nosso esporte é muito legal. Dá uma certa energia que nos impulsiona a querer mais — afirma João, que já esteve três vezes no país.