| 07/08/2008 09h17min
As delegações das Coréias do Norte e do Sul vão desfilar separadamente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, marcada para esta sexta, às 9h (de Brasília). Em Sydney-2000 e Atenas-2004, ambas formaram um único grupo no desfile de abertura, sob a bandeira da península coreana.
– Tentamos, mas infelizmente não foi possível – lamentou hoje o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge.
O dirigente revelou que havia um acordo entre os comitês olímpicos nacionais, mas não entre as autoridades políticas dos dois países para que houvesse o desfile conjunto.
– Sinto muito. Escrevi pessoalmente duas cartas aos presidentes de ambos os países, mas não houve resultado – acrescentou.
A entrada no estádio dos atletas coreanos foi um dos momentos mais emocionantes da abertura dos dois Jogos anteriores, sobretudo em Sydney.
A Coréia foi dividida entre Norte e Sul após a Segunda Guerra Mundial. O Norte ficou sob influência comunista, e o Sul, capitalista. A reunificação dos dois países é um sonho de muitos coreanos.
AGÊNCIA EFE