| 06/08/2008 09h51min
O terremoto que abalou as províncias de Sichuan e Gansu na terça-feira, a três dias da abertura oficial da Olimpíadas de Pequim, deixou um saldo de três mortos e 29 feridos até o momento. O tremor de 6,1 graus na escala Richter, capaz de causar grande destruição, atingiu a mesma região que foi desolada pelo sismo de 12 de maio, que causou a morte de 70 mil pessoas e deixou 5 milhões de desabrigados.
O abalo atingiu a Vila Yaodu, distrito de Qingchuan, província de Sichuan, onde duas pessoas morreram. O sismo também destruiu mais de 2.700 casas em Qingchuan e prejudicou outras 597 nos distritos de Chaotian e Yuanba. O abastecimento de água e energia na vila foi suspenso. As instalações de comunicações também foram afetadas, o que impediu o trabalho de resgate. Na província vizinha de Gansu, o tremor matou uma pessoa e feriu outras seis no distrito de Wenxian, cidade de Longnan.
De acordo com a Administração Sismológica da China, foram registrados ainda outros três tremores, entre 4 e 4,9 graus de magnitude, e outras 770 réplicas abaixo de 3,9 graus nas últimas 96 horas.
XINHUA