| 05/08/2008 23h12min
Teve início na noite desta terça – manhã de quarta em Pequim – o último trecho do revezamento da tocha olímpica, que acenderá a pira do Ninho do Pássaro durante a cerimônia de abertura da Olimpíada. A chama passará pela cidade anfitriã por três dias com uma participação de 841 portadores.
O presidente do Comitê Organizador dos 29º Jogos Olímpicos, Liu Qi, entregou a tocha ao primeiro portador, Yang Liwei, o primeiro astronauta do país, no Portão Meridional da Cidade Proibida. O astro chinês do basquete Yao Ming também foi um dos portadores.
No primeiro dia, a tocha percorre 16,4 quilômetros em apenas quatro horas por sete distritos. Ela passa por locais como a Praça Tian'anmen, o Grande Teatro Nacional e Qianmen (Portão do Sul), terminando no Templo do Céu.
Acesa em Olímpia, na Grécia, em 24 de março, a tocha olímpica de 2008 chegou a Pequim em 31 de março para cerimônia de início da viagem global. Sob o tema "Viagem de Harmonia", o revezamento durou 129 dias e a tocha viajou 137 mil quilômetros por seis continentes. Foi a distância mais longa na história desde que a tradição se iniciou, nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.
XINHUA