| 07/08/2008 08h50min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira na Vila Olímpica dos Jogos de Pequim para conhecer as instalações e visitar os atletas brasileiros. Em passagem pela capital chinesa para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos, Lula foi à casa dos atletas vestindo uma camisa com a logomarca da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016.
A comitiva presidencial, que incluiu o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, foi recepcionada na Vila Olímpica pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e pelo chefe da delegação em Pequim, Marcus Vinícius Freire.
Após uma visita à prefeitura da Vila, o presidente Lula foi recebido por cerca de 60 atletas e integrantes da delegação brasileira:
– Penso que esse tipo de contato motivador deveria fazer parte do nosso cotidiano. Esses atletas são pessoas que passam o ano representando o Brasil ao redor do mundo e merecem nossa admiração – afirmou Lula em declarações ao site oficial do COB.
No passeio pela vila, o presidente do Brasil ainda atendeu a pedidos de fotos com atletas brasileiros e também de outros países. A presença de Lula na Vila Olímpica foi considerada histórica pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
– Nunca um presidente brasileiro havia visitado uma Vila Olímpica. O presidente Lula sempre se mostrou solidário às causas do esporte. Sua visita reafirma o empenho com que ele e o Ministério do Esporte trabalham, sempre voltados para o desenvolvimento do esporte. É um prazer conviver com alguém sempre tão interessado em colaborar com os ideais olímpicos – afirmou o dirigente.
Para Juliana Veloso, dos saltos ornamentais, a presença do governante foi "excelente":
– Ele (Lula) poder conhecer a Vila Olímpica e um pouco da nossa realidade é ótimo, já que estamos querendo receber uma edição dos Jogos Olímpicos – comentou.
A comitiva percorreu de carro elétrico algumas ruas da Vila Olímpica e conheceu de perto os prédios em que estão os 469 integrantes da delegação.
AGÊNCIA EFE