| 05/08/2008 11h55min
O espanhol Fernando Alonso afirmou nesta terça que não vê muitas chances de a Renault voltar a disputar o título mundial da Fórmula-1 na próxima temporada. O piloto, campeão mundial pela equipe de Flavio Briatore em 2005 e 2006, acha impossível tamanha evolução em apenas um ano. Nas primeiras 11 provas, a escuderia conseguiu apenas um pódio – de Nelsinho Piquet, na Alemanha – e ocupa apenas a quinta posição no mundial de construtores, com 31 pontos.
– As melhoras acontecem passo a passo e temos uma desvantagem muito grande para ser tirada apenas de um ano para outro. Nunca vi uma equipe ser a melhor de uma temporada após passar a anterior ocupando a quarta ou quinta posição na tabela de classificação – opinou.
Para o espanhol, oitavo colocado no mundial de pilotos, com 18 pontos, nem as mudanças no regulamento previstas para serem postas em prática em 2009 – introdução do sistema de recuperação de energia cinética, volta dos pneus lisos (slicks) e diminuição da carga aerodinâmica – farão com que a Renault brigue por vitórias, conforme reproduz o GloboEsporte.com.
– Os grandes saem na frente, de qualquer forma. Mesmo que não possam levar todos os avanços aerodinâmicos para 2009, as equipes que estão muito atrás de Ferrari e McLaren teriam que realizar um milagre para disputarem o título – ponderou.