| 27/07/2008 21h37min
Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina são os representantes americanos no Mundial Sub-19 Feminino de Basquete da Tailândia, em 2009. Na quinta e última rodada da 6ª Copa América – Pré-Mundial Sub-18, disputada em Buenos Aires, a seleção brasileira derrotou Porto Rico por 82 a 41 (36 a 16 no primeiro tempo), com 18 pontos e oito rebotes da cestinha Patrícia Ribeiro.
A principal pontuadora porto-riquenha foi Kátia Rivera, com 11 pontos. Nos cinco jogos que disputou na competição, o Brasil obteve três vitórias e sofreu duas derrotas.
— Conseguimos alcançar os dois objetivos na Copa América: garantir a vaga para o Mundial e subir ao pódio. É claro que gostaríamos que fosse uma medalha de ouro, mas a medalha de bronze tem um significado especial. Perdemos para as duas melhores equipes da Copa América (Estados Unidos e Canadá), que vão brigar por uma medalha no Mundial. Vencemos a Venezuela, atual campeã sul-americana, Argentina, nosso tradicional adversário, e Porto Rico. Estou muito feliz com o desempenho da equipe, mas temos consciência do que precisamos melhorar. Agora começamos o planejamento para o Mundial da Tailândia — explicou o técnico Luis Cláudio Tarallo.