| 25/06/2008 13h
Depois de passear na chave masculina de Wimbledon com a eliminação de Novak Djokovic, a zebra ficou muito próxima de aparecer também no torneio feminino. No entanto, Ana Ivanovic honrou as cores da Sérvia e, após muita luta e dois match points salvos, despachou a francesa Nathalie Dechy, número 97 do mundo. A maratona enfrentada pela líder do ranking da WTA durou três horas e 24 minutos e foi encerrada com parciais de 6/7 (2-7), 7/6 (7-2) e 10/8.
Mesmo enfrentando uma tenista que ostenta um posicionamento na lista bem inferior ao seu, Ivanovic encontrou muitas dificuldades e esteve perto de ser eliminada logo na segunda rodada quando sacou no segundo set com desvantagem de 4 a 5 e 15/40. No entanto, contou com a sorte no momento decisivo – sua bola bateu na fita e passou lentamente à quadra da francesa, que já corria para comemorar o triunfo.
Ao se livrar da zebra após incríveis 304 pontos disputados na Quadra 1 do complexo All England Club, a sérvia, alem de garantir vaga na terceira rodada, continua com boas chances de manter a ponta do ranking feminino. Como é atual semifinalista de Wimbledon, ela perderia 415 dos seus atuais 4.188 pontos se caísse prematuramente na edição 2008 do torneio, deixando a russa Maria Sharapova (que tem 3.706 e defende apenas a ida às oitavas-de-final) muito próxima de recuperar a primeira posição.
Passado o grande susto, Ivanovic precisa subir o nível se quiser continuar viva na chave do Grand Slam britânico. Seu próximo compromisso será com a chinesa Jie Zheng, que despachou a local Elena Baltacha também nesta quarta em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/5. No único confronto já realizado contra a número 133 do mundo até aqui, no piso duro de Montreal há dois anos, a favorita levou a melhor em três sets.
GAZETA PRESS