| 24/06/2008 14h44min
O meia Michael Ballack, capitão da seleção alemã, acredita que sua equipe tem grande chance de vencer a Turquia nesta quarta, pela semifinal da Eurocopa 2008, e de conquistar o título do torneio. Na véspera da partida entre as seleções na Basiléia, o jogador analisou o futebol turco, que para ele é um adversário muito forte, apesar dos vários desfalques por lesão e suspensão.
– Eles sabem se adequar perfeitamente ao jogo do adversário. São muito fortes psicologicamente, porque seu treinador, Fatih Terim, sabe motivar muito bem seus jogadores – afirmou.
Ballack lembrou que os turcos eliminaram nas quartas-de-final a Croácia, que derrotou os alemães na primeira fase. O capitão, de 31 anos, espera um adversário jogando na defesa, com a Alemanha controlando a partida.
– Sabemos como vencê-los, mas nem por isso os subestimaremos – comentou.
Ballack chegou a duas semifinais de Copa do Mundo com os alemães, em 2002 e 2006, mas, por motivos diferentes, acabou ficando de fora das finais. Na Copa de 2002, ele marcou o gol da vitória da Alemanha sobre a anfitriã Coréia do Sul nas semis, mas perdeu a decisão por estar suspenso, ao acumular cartões amarelos. Na decisão, o Brasil venceu por 2 a 0.
Quatro anos depois, jogando em casa, a Alemanha perdeu a semifinal para a Itália por 2 a 0 na prorrogação, e Ballack teve que disputar o terceiro lugar.
– Deixei tudo isso para trás. No futebol sempre há novos desafios – afirmou o meia.
A seleção alemã treinou em Tenero e não fará o reconhecimento do Estádio St. Jakob Park, que receberá a partida contra os turcos.
AGÊNCIA EFE