| 21/06/2008 18h14min
A Rússia passou por cima da grande campanha da Holanda na primeira fase e derrotou o adversário por 3 a 1 neste sábado, na prorrogação, no Estádio St. Jakob-Park, na Basiléia, Suíça, e garantiu lugar nas semifinais da Eurocopa 2008. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar e foi decidido nos 30 minutos complementares.
Pavlyuchenko abriu o marcador para os russos no segundo tempo, Van Nistelrooy empatou e na prorrogação Torbinski e Arshavin balançaram as redes e garantiram a classificação. A equipe do técnico Guus Hiddink, que é holandês, enfrentará na próxima fase o vencedor do duelo entre Espanha e Itália, que se enfrentam neste domingo.
Primeiro tempo
A Holanda encontrou muitas dificuldades para impor seu toque de bola e levar perigo à meta de Akinfeev no começo da partida. A Rússia impunha uma marcação forte e construía mais oportunidades para abrir o marcador. Uma das grandes chances do time de Guus Hiddink ocorreu aos 30 minutos com Arshavin, que arrancou pela esquerda e mandou uma bomba, para grande defesa de Van der Sar. Apenas um minuto depois, Kolodin arriscou um chute forte de fora da área e outra vez o goleiro holandês foi competente para evitar o gol russo.
Discreto no começo do jogo, o time de Marco Van Basten não se encolheu com as tentativas do adversário. Aos 36 minutos, Van Nistelrooy avançou pela direita e bateu cruzado, para grande defesa de Akinfeev. No final do jogo, aos 43, foi a vez de Van der Vaart quase balançar as redes. Em erro na saída de bola da defesa russa, o meia aproveitou o vacilo e mandou uma bomba que parou nas mãos do camisa 1 rival. Fim do primeiro tempo e o placar permanecia inalterado no Estádio St. Jakob-Park.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o técnico Marco Van Basten resolveu mexer no time, sacando Kuyt para a entrada de Van Persie. A equipe voltou mais rápida, porém o gol surgiu do lado oposto aos 11 minutos. Semak cruzou da esquerda para Pavlyuchenko, em grande atuação, mandar de primeira para o fundo das redes - 1 a 0.
A Holanda se jogou ao ataque, às vezes de forma desorganizada, o que facilitava os contra-ataques russos. O rival já comemorava a classificação, quando uma cobrança de falta aos 41 minutos mudou completamente o jogo. Sneijder fez o levantamento da esquerda, Van Nistelrooy mergulhou de cabeça e deixou tudo igual, levando a partida para a prorrogação.
Prorrogação
Nos 30 minutos complementares, a Rússia mostrou melhor potencial ofensivo e rapidez que a Holanda. As melhores chances da equipe laranja surgiam na bola parada, mas não surtiam efeito. Apesar das tentativas, o primeiro tempo terminou e seguia tudo igual na Suíça.
A situação mudou no segundo tempo. Aos sete minutos, Arshavin cruzou da esquerda para Torbinski, que entrou no lugar de Saenko, bater e encobrir Van der Sar, fazendo o 2 a 1. A torcida holandesa perdeu
completamente as esperanças apenas três minutos depois. Em cobrança de
lateral na esquerda, Arshavin recebeu sozinho e mandou para o gol, confirmando a classificação.