| 24/06/2008 13h44min
Demorou apenas um dia para uma grande surpresa abalar as estruturas do All England Club. Nesta terça-feira, o russo Nikolay Davydenko abriu a temporada de zebras em Wimbledon ao ser eliminado do Grand Slam britânico logo em sua estréia. O autor da façanha, garantida em sets diretos com um triplo 6/4, foi o alemão Benjamin Becker, número 116 do mundo.
Apesar de estar longe de ser um tenista especializado em quadras de grama, Davydenko protagonizou uma derrota bastante inesperada. Eliminado em Wimbledon na primeira rodada por quatro oportunidades, ele havia alcançado as oitavas-de-final no ano passado.
Em virtude desse resultado, ele perderá sua condição de quarto melhor do ranking de entradas a partir da próxima segunda-feira, quando a ATP divulgar a nova lista. Atualmente com apenas 110 pontos de vantagem sobre David Ferrer, o russo terá descontados 150 por não ter defendido o desempenho na grama britânica, sendo imediatamente ultrapassado pelo espanhol, que já está classificado à segunda rodada.
Pelos lados do azarão, também surpreendeu muito a boa forma apresentada por Becker, que aplicou 10 aces e só cedeu dois break points para faturar o confronto em apenas uma hora e 44 minutos de bola em quadra. Sem ter grandes resultados desde 2006, quando apareceu no circuito profissional ao decretar o fim de carreira de André Agassi, no Aberto dos Estados Unidos, ele nunca teve grandes resultados em Wimbledon: só havia vencido um dos três jogos disputados.
Ex-top 50, o alemão ainda não tem adversário definido na próxima rodada. Ele enfrenta o vencedor de um confronto de veteranos: o sueco Jonas Bjorkman e o francês Arnaud Clement.
GAZETA PRESS