| 20/06/2008 08h50min
O líder do Guarani-Va na campanha desta Segundona Gaúcha tem o status do título mundial de 1983, conquistado pelo Grêmio: Mazaropi. O ex-goleiro e ídolo tricolor é o treinador do rubro-negro de Venâncio Aires.
E Mazaropi concentra as atenções. Costumeiramente, ele precisa dar autógrafos para a torcida adversária quando o time joga fora de casa. Mas quase Mazaropi não consegue chegar ao octogonal final.
Passando por problemas particulares, o treinador precisou viajar constantemente a Minas Gerais na segunda fase, deixando o comando da equipe para o jogador Nelson. A equipe sentiu e caiu de produção.
O Guarani-Va terminou na 5ª colocação, fora da zona de classificação à fase decisiva, mas foi beneficiado pela punição ao Riograndense-SM. O time de Santa Maria, que terminou no 1º lugar do Grupo 6, perdeu seis pontos e saiu do G-4, legando a vaga para o Guarani-Va. Na quinta-feira, o recurso do clube foi rejeitado no tribunal.
Uma campanha modesta
O Guarani-Va não empolgou nesta Segundona Gaúcha. O desempenho na primeira fase foi bom, com o 2º lugar no Grupo 3; mas na segunda fase, chegando em 4º lugar no Grupo 6, graças à queda do Riograndense-SM, o time suou para se classificar.
No total, o time de Mazaropi conquistou 38 pontos em 26 jogos, com 10 vitórias e 8 derrotas. Tem a pior campanha entre os oito classificados, com apenas 48,7% de aproveitamento - marcou ainda 42 gols, e sofreu 38.
Time-base
Os destaques do Guarani-Va chamam-se Japa e Caçapava. A dupla é
responsável pela maior parte dos gols do rubro-negro. Outro jogador bem cotado na equipe é o volante Cadu, que defendeu
a Ulbra no Gauchão.
Mazaropi tem escalado o Guarani-Va com Rodrigo; Nildo, Rodrigão, Cirilo e Alan Delon; Cadu, Carlinhos, Kiko e Edmar; Japa e Caçapava.