| 20/06/2008 08h10min
Depois de uma iminência de crise, o Avenida garantiu aquilo que todos em Santa Cruz do Sul esperavam: a vaga no octogonal decisivo da Segundona Gaúcha. No elenco, o técnico Hélio Vieira conta com diversos jogadores consagrados no interior do Estado, e também com boas revelações do último Gauchão.
Para o ataque, por exemplo, o Avenida se dá ao luxo de escalar o artilheiro Adão, e ter Fernando Rech (ex-Inter, Juventude e Esportivo) no banco de reservas - Fernando se recupera de lesão. Aliás, o Periquito tem na base mais jogadores que estiveram no time de Bento Gonçalves em 2008: o lateral Marciel, o meia Dângelo e o atacante Flaviano.
Apesar da fartura de nomes no papel, Hélio rejeita qualquer favoritismo que seja concedido ao Avenida ou aos adversários.
- Na largada, não tem favorito - avalia.
Líder em pontos
Com 26 jogos disputados, o Avenida é o 1º
colocado entre todas as equipes que disputaram a Segundona Gaúcha, na contagem de
pontos. O Periquito chegou a 55 pontos, mas perde em aproveitamento para o Ypiranga de Erechim.
Na primeira fase, o Avenida simplesmente arrasou - terminando com invencibilidade e 11 vitórias, na liderança do Grupo 3. Mas na segunda fase a equipe passou por uma turbulência, e conseguiu a vaga no octogonal terminando na 3ª colocação do Grupo 6.
Hélio Vieira chegou a pedir demissão, mas a diretoria não aceitou. Outro que esteve por sair é o meia Ítalo, vice-artilheiro da Segundona com 12 gols, que recebeu propostas do Campinense-PB mas também não foi liberado pelos dirigentes.
O Avenida chega ao octogonal, além da liderança em pontos, também com o maior número de vitórias, ao lado do Ypiranga (16), com o ataque mais positivo (52 gols), e com o menor número de derrotas, junto com o Pelotas (3) - resultando em um aproveitamento de 70,5%.
Time-base
Por enquanto,
Fernando Rech, Flaviano e Dângelo aguardam por novas oportunidades. A equipe do
Avenida tem sido escalada por Hélio Vieira com Tigre; Teda, Vinicius, Daniel e Marciel; Bocha, Carlos Eduardo, Sinval e Ítalo; Adão e Alexandre.