| 21/01/2003 19h50min
O atual campeão do Catarinense começa em casa a batalha pela defesa do título estadual. Nesta quarta, dia 22, o Figueirense recebe o Atlético de Ibirama pelo grupo A da competição, às 20h30min, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A partida terá transmissão da rádio CBN/Diário.
Na tarde desta terça, o técnico Heron Ferreira realizou o último treino tático do Figueirense antes da estréia da equipe. No treinamento, os jogadores ensaiaram jogadas e marcaram a saída de bola.
A equipe que entrará em campo só será conhecida momentos antes do jogo, segundo afirmou Heron Ferreira. O time fica concentrado em um hotel nos arredores do Scarpelli até as 19h desta quarta.
O atacante Roberto, de 17 anos, é um dos jogadores cotados para entrar no decorrer da partida contra o Ibirama. O jovem atleta foi autor do segundo gol da vitória de 2 a 0 do alvinegro no amistoso com o Alto Vale no sábado.
Do outro lado do campo, o Atlético de Ibirama também vai se preparando para surpreender o Figueirense. O técnico José Antônio Martins comandou um treino apronto nesta terça antes da viagem a Florianópolis e mantém uma dúvida no ataque. Não decidiu ainda se irá escalar Carioca ou Marcelo França na frente.
O time entra em campo com um objetivo ousado: arrancar pelo menos um ponto na Capital. O esquema tático diferenciado do treinador Zé Antônio Martins é uma incógnita. Dependendo da escalação do adversário, o técnico pode optar pelo 4-4-2. Entretanto, o que Zé Antônio chama de "losango flutuante'', permite pequenos ajustes para o 3-4-3 ou 3-5-2.
Caso o Figueira adote o 3-5-2, Zé Antônio pode começar a partida com Marcelo França. Mas ser for o 4-4-2, o treinador pre tende escalar o atacante Carioca. Apesar da força do adversário, o técnico está confiante.
– Pelo ponto de vista lógico, o Figueirense é favorito. Mas com a evolução tática, nós também vamos pressionar mais – avisou.
Vale lembrar que o Atlético de Ibirama foi o único time a vencer o Figueirense no Estadual de 2002. A vitória foi de 1 a 0 no primeiro turno, com gol de Tiago dentro do Orlando Scarpelli. No segundo turno, em Ibirama, empate em 0 a 0.
Os ingressos da partida desta quarta estão à venda na Loja Futebol Mania (no Centro), Mercearia do Ori (Abrãao) e nas bilheterias no Estádio Orlando Scarpelli, na Rua Humaitá, Estreito. A entrada inteira custa R$ 10 e estudantes pagam R$ 5.