| 14/06/2008 12h39min
Em sua primeira partida na temporada 2008, a Seleção brasileira de vôlei masculino não jogou muito bem, mas mostrou sua força em casa e, de virada, derrotou a Sérvia no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho bateu os rivais por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/23, 23/25 e 15/11.
Desta forma, o time comandado pelo técnico Bernardinho larga na frente no grupo A, que conta ainda com França e Venezuela. Brasileiros e sérvios voltam a se enfrentar neste domingo, novamente em São Paulo. Será uma nova oportunidade da equipe de Ivan Milijkovic quebrar um tabu de longa data: desde que Bernardinho assumiu o time, em 2001, eles jamais derrotaram os atuais bicampeões mundiais.
Ao todo, foram oito confrontos entre os dois times, medalhistas de ouro nas duas últimas Olimpíadas. Trata-se ainda de uma prévia da primeira fase das Olimpíadas de Pequim, já que os dois países caíram no mesmo grupo. Antes da luta na China, porém, o Rio de Janeiro
vai sediar a fase final
da Liga Mundial, em julho.
Depois de treinar em Saquarema desde o início de maio, a seleção masculina iniciou a partida deste sábado com o time titular, exceção feita a Giba, que torceu o tornozelo esquerdo durante o treinamento da manhã da quinta-feira. Como era esperado, Murilo foi o seu substituto, o que abriu a possibilidade de Nalbert ser relacionado para a partida.
Foi a primeira vez que o veterano ponteiro vestiu a camisa verde-amarela desde junho do ano passado, quando ele sentiu dores na coxa durante um duelo contra o Canadá em Belo Horizonte. Posteriormente, a contusão revelou-se relativamente grave e ele não pôde jogar o Pan-americano. No segundo semestre, Nalbert ainda se submeteu a uma cirurgia no ombro direito, perdendo a disputa da Copa do Mundo.