| 10/06/2008 18h29min
Apesar de ser a atual campeã da Eurocopa, a Grécia estreou na edição de 2008 com uma derrota de 2 a 0 para a Suécia no Estádio EM Stadion Wals-Siezenheim de Salzburgo, nesta terça-feira, e deu a impressão que dificilmente repetirá o sucesso de 2004.
Em um jogo de baixo nível técnico, prevaleceu a qualidade do elenco da Suécia, que conta com nomes já consagrados como os atacantes Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimovic.
O primeiro tempo da partida foi sonolento, marcado pela falta de criatividade das duas equipes. A primeira chance de gol surgiu apenas aos sete minutos, quando o atacante grego Angelos Charisteas chutou fraco da entrada da área e o goleiro Andreas Isaksson fez uma defesa fácil. Larsson, que fazia sua partida de número 96 pela seleção, levantou a bola na área aos 32 minutos, mas Ibrahimovic não conseguiu alcançar.
No intervalo, o alemão Otto Rehhagel tirou o atacante Fanis Gekas, destaque da equipe, e pôs em campo Giorgio
Samaras. No entanto, a medida não surtiu efeito e
a equipe continuou tendo dificuldades no setor ofensivo.
Já a Suécia apresentava um pouco mais de vontade de chegar ao primeiro gol e a dupla Larsson e Ibrahimovic tentava levar a equipe ao ataque. No entanto, a Grécia teve uma boa chance aos 20 minutos, quando um chute do meia Giorgios Karagounis passou muito perto do travessão. Na seqüência, Traianos Dellas levantou a bola na área e o zagueiro sueco Petter Hansson desviou de cabeça, quase marcando um gol contra.
Apesar das boas chances, quem abriu o placar foi a Suécia. Após uma rápida cobrança de lateral na direita, Ibrahimovic tabelou com Larsson e chutou forte no fundo do gol de Antonios Nikopolidis. O atacante da Inter de Milão quebrou um longo jejum de 13 partidas. Ibrahimovic não marcava pela seleção sueca desde outubro de 2005.
Aos 27, após um cruzamento na área da Grécia, Hansson dividiu no alto com Nikopolidis, o lateral Seitaridis e o zagueiro Kyrgiakos. O sueco levou a melhor e ampliou
o placar. Cinco minutos depois, a
Suécia ganhou uma preocupação. O meia Christian Wilhelmsson sentiu uma fisgada na coxa esquerda e virou dúvida para a seqüência do torneio.
Com o resultado, os suecos ficam empatados na liderança do Grupo D com a Espanha. No entanto, os espanhóis levam vantagem no saldo de gols. No próximo sábado, os líderes do grupo fazem um duelo no estádio Tivoli Neu de Innsbruck. Já Grécia e Rússia jogarão em Salzburgo.
Saiba tudo sobre a Eurocopa:
Ibrahimovic (C) tabelou com Larsson e chutou forte no fundo do gol de Antonios Nikopolidis
Foto:
Roland Schlager, EFE