| 10/06/2008 13h44min
A Uefa afirmou hoje que não houve irregularidade no primeiro gol da Holanda na vitória de 3 a 0 sobre a Itália, na estréia da Eurocopa, ao considerar que o atacante Ruud Van Nistelrooy não estava em posição de impedimento. O escocês David Taylor, secretário-geral da Uefa, afirmou hoje que as críticas dos italianos se devem ao desconhecimento da regra. Segundo a organização européia, o lateral-direito italiano Christian Panucci dava condição ao atacante holandês mesmo fora de campo.
— O gol foi concedido de forma correta. Muita gente não sabe desta interpretação, incluindo os envolvidos na partida. A própria lei não menciona diretamente a situação — disse o dirigente, em entrevista coletiva no estádio St. Jakob-Park, da cidade suíça da Basiléia.
O escocês comentou que a tendência era todos pensarem que o árbitro e seus ajudantes estariam equivocados, mas a interpretação feita pelo árbitro sueco Peter Frojdfeldt e seu ajudante foi correta, como ocorre na
maioria destes casos.
—
Embora o jogador italiano estivesse fora de campo, ainda fazia parte da partida naquele momento, devemos levar isso em consideração. É um conhecimento profundo da interpretação do impedimento que os árbitros têm, mas não o público e muitas pessoas ligadas ao futebol — completou.
Perguntado sobre uma possível advertência à federação polonesa pelos distúrbios causados por torcedores do país no dia do jogo com a Alemanha, o secretário-geral da Uefa disse não ter feito nada. A Polônia sediará a Eurocopa de 2012 com a Ucrânia, em formato similar ao deste ano, com Áustria e Suíça como sedes.
Saiba tudo sobre a Euro
Van Nistelrooy marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0 da Holanda sobre a Itália
Foto:
Ettore Ferrari, EFE