| 09/06/2008 10h27min
A polícia austríaca deteve 157 pessoas na cidade de Klagenfurt, no sul do país, numa confusão alemães e poloneses que estavam na cidade para acompanhar a partida entre as seleções dos dois países, pelo Grupo B da Eurocopa. A Alemanha venceu a partida por 2 a 0, com dois gols de Podolski.
Alguns problemas ocorreram inclusive durante a partida deste domingo. A ação começou com gritos de referência nazista por parte de torcedores radicais alemães, tais como "todos os poloneses devem levar uma estrela amarela" - em referência ao símbolo que os judeus usaram durante a ocupação de seu país.
Dos 157 detidos, 144 são alemães (sendo 140 radicais neonazistas), 10 poloneses, dois austríacos e um esloveno. Dois policiais acabaram com ferimentos leves, um atingido por objetos e outro por um acidente de moto. Todos os detidos acabaram liberados algumas horas depois, e apenas seis foram processados.
Segundo a agência austríaca APA, a pequena cidade austríaca teve uma madrugada sem problemas. Wolfgang Rauchegger, chefe de Polícia do Estado federal da Caríntia - do qual Klagenfurt é capital -, garantiu que a ação da Polícia foi eficiente. Já prevendo problemas, foram deslocados 2,5 mil policiais à cidade.
Em Viena, capital austríaca, apenas nove torcedores foram detidos, basicamente por agressões e desacato à autoridade. A principal área especial para torcedores (as chamadas "fanzones") da cidade chegou a ter 48.600 pessoas, segundo cálculos da Polícia.
O Exército também teve de usar dois aviões para escoltar um helicóptero que infringiu a proibição de circulação no espaço aéreo austríaco durante as partidas. Houve confrontos também nas cidades alemãs de Hamburgo e Hagen, sendo que, nesta última, cerca de 300 torcedores da Alemanha e outros 150 da Polônia estiveram envolvidos na confusão.
Em Hamburgo, as torcidas se agrediram jogando pedras e garrafas após a partida. O clima já era quente antes da partida: uma publicação polonesa
divulgou uma charge com o técnico holandês
Leo Beenhakker carregando as cabeças do meia Michael Ballack e do técnico Joachim Löw, ambos
da seleção alemã, e os dizeres: "Leo, traga suas cabeças para nós".
Segundo balanço apresentado por Konrad Kogler, porta-voz da seção especial do Ministério do Interior austríaco para a Eurocopa, o balanço foi positivo ao final do primeiro fim de semana do torneio.
AGÊNCIA EFE