| 08/06/2008 21h23min
Holanda e Itália se enfrentam nesta segunda-feira, às 15h45min (de Brasília), no Stade de Suisse, em Berna, capital suíça, em um jogo que vem sendo chamado a primeira final da Eurocopa de 2008. Isso porque as duas equipes fazem parte do Grupo C, chamado da morte, por contar ainda com França e Romênia.
Acompanhe a partida pelo placar ao vivo do clicRBS.
No histórico, os italianos levam vantagem com oito triunfos e apenas duas derrotas para a Holanda. As duas equipes já sentiram por uma vez o gostinho de conquistar o maior título da Europa. A Itália foi campeã em 1968, quando foi anfitriã. Já os holandeses se sagraram campeões na Alemanha em 1988.
Para chegar até esta Eurocopa, a Itália venceu um grupo que tinha a França. Já a Holanda se qualificou em segundo lugar de sua chave, que teve a Romênia como ganhadora.
O técnico da Itália, Roberto Donadoni, acredita que sua equipe precisa entender esse primeiro jogo como apenas mais um que terá pela frente na caminhada rumo ao título.
– Vamos enfrentar a Holanda e isso por si só já é um complicador. Portanto não precisamos de mais pressão, como qualificar o encontro como jogo da morte. Para mim é apenas um jogo de uma fase de grupos que precisamos ganhar – explica Donadoni, que não poderá contar com o experiente zagueiro Cannavaro, cortado por ter machucado o tornozelo nos últimos treinos antes desta estréia.
Pelo lado da Holanda, o técnico Marco Van Basten reconhece que bater a Itália na estréia é o resultado capaz de mudar o rumo de sua equipe nesta competição.
– Se ganharmos da Itália vamos embalar na competição e não tenho dúvidas de que conseguiremos a nossa classificação para a segunda fase, que é o nosso objetivo – afirma Marco Van Basten, que foi o centroavante do time que ganhou a Eurocopa de 1988.
GAZETA PRESS