| 06/06/2008 11h06min
Em busca de seu quarto título consecutivo em Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal atropelou o sérvio Novak Djokovic nesta sexta-feira e está na final do torneio francês. A vitória de Nadal por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 7/6 (7-3), confirmou o favoritismo do espanhol, que nunca foi derrotado em Roland Garros (são 27 vitórias em 27 jogos) e ainda não cedeu nenhum set na competição deste ano.
Depois de vencer os dois primeiros sets com tranqüilidade, Nadal enfrentou mais resistência apenas no terceiro set, quando Djokovic conseguiu levar o jogo para o tie-break. A maior categoria do espanhol no saibro, contudo, foi fundamental e determinou a vitória no desempate em grande estilo: 7-3.
De quebra, o resultado ainda confirmou a vice-liderança de Nadal no Ranking de Entradas da ATP, posição que era ameaçada pelo próprio Djokovic. Na grande decisão, que será disputada no domingo, Nadal enfrentará o suíço Roger Federer , que derrotou o francês Gael Monfils por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7, 6/3 e 7/5.
Na mira de Nadal, que fez 22 anos na terça-feira, também está um feito histórico: conquistar quatro títulos consecutivos e igualar a façanha conseguida apenas pelo sueco Bjorn Borg desde 1925. O ex-tenista sueco venceu quatro vezes seguidas entre 1978 e 1981.
Na chave feminina, a final será disputada neste sábado pela russa Dinara Safina e pela sérvia Ana Ivanovic, nova número um do mundo.
CLICRBS