| 05/06/2008 14h38min
Um confronto equilibrado definiu a nova líder do ranking feminino de tênis e a segunda finalista de Roland Garros. Ela é a sérvia Ana Ivanovic, que disputou a ponta da lista em embate direto com a compatriota Jelena Jankovic. Após 2h14min de bola em quadra, a cabeça-de-chave número 2 confirmou o favoritismo por 2 sets a 1, com equilibradas parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.
Enfrentando Jankovic pela sétima vez no circuito profissional, Ivanovic aumentou sua supremacia ao alcançar a sexta vitória, que pode ser considerada a maior de sua carreira. Isso acontece porque a atleta se beneficia da queda precoce de Maria Sharapova, que foi derrotada nas oitavas-de-final por Dinara Safina, e tira da russa a posição de número 1 do mundo.
Na decisão do segundo Grand Slam do ano, Ivanovic terá pela frente justamente a irmã de Marat Safin, que mais cedo havia derrotado outra russa, Svetlana Kuznetsova. O duelo que consagrará a campeã será realizado no próximo sábado e até agora contempla leve vantagem para a sérvia, que venceu dois dos três jogos já realizados – a seu favor Safina tem o fato de ter vencido o único confronto no saibro.
Na lista da WTA que será divulgada na próxima segunda-feira, a atual número 2 do mundo aparecerá no topo com no mínimo os 3.922 pontos que hoje ostenta, já que foi derrotada na final de Roland Garros do ano passado pela aposentada belga Justine Henin. O mesmo ocorre com Jankovic, que permanece com 3.755 na terceira posição – ela assumiria o topo se tivesse batido a compatriota. Sharapova, por sua vez, perderá 300 de seus atuais 4.116 pontos, caindo para a vice-liderança.
GAZETA PRESS