| 28/05/2008 19h12min
Uma preocupação no Estádio Olímpico é saber a partir de quando Tcheco poderá ser utilizado. O meia
chega na segunda-feira, mas uma nova determinação da CBF indica que jogadores com contrato encerrado no Exterior só podem atuar a partir de agosto, quando se abre a janela de transferências.
O Grêmio ainda vai estudar a situação. O diretor-executivo Rodrigo Caetano viaja ao Rio de Janeiro nesta noite para participar de um workshop sobre transferências internacionais, que será realizado na quinta e na sexta. Representantes da Fifa promovem o curso para esclarecer dúvidas dos clubes.
Antes de embarcar, Caetano explicou qual será o procedimento do Grêmio neste caso:
— O primeiro passo é aguardar a chegada dele, que está prevista para segunda-feira, e encaminhar a documentação contratual. O segundo é enviar para a CBF e ouvir o parecer deles, que ainda está bastante dúbio em relação a essa determinação última, que ocorreu no seminário
de abertura do Campeonato Brasileiro. Espero que
seja esclarecedor, já que o nosso calendário é totalmente diferente do resto do mundo.
De acordo com o dirigente, a orientação foi diferente em 2007.
— No ano passado, o atleta brasileiro sem contrato ou com contrato rescindido não precisou esperar a janela, como o Kléber Pereira, do Santos. Baseado nisso, não só o Grêmio como vários outros clubes finalizaram negociações com jogadores que estavam no estrangeiro, como é o caso do Tcheco. Só nos cabe aguardar para saber em que momento ele estará apto legalmente para jogar, até mesmo porque ele vai participar de um período de treinamento, e é preciso cuidar, porque estava em um país onde o cuidado físico não é o mesmo do Brasil. Enquanto isso, vamos trabalhando a parte jurídica.
No Rio de Janeiro, sexta-feira, Rodrigo Caetano se junta à delegação que viaja para enfrentar o Vasco no sábado.
Tcheco volta ao Grêmio na segunda e começa treinamentos físicos
Foto:
Jefferson Botega
/
Agência RBS