| 28/05/2008 11h43min
O brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu um surpreendente equilíbrio com Rafael Nadal em sua estréia em torneios Grand Slams, mas acabou eliminado de Roland Garros nesta quarta-feira. Em um jogo bastante parelho, o tenista número um do país e 76º do ranking de entradas da ATP deu trabalho para o espanhol, que contou com a inexperiência do rival nos momentos decisivos e avançou para a segunda rodada do Aberto da França.
Belucci não se intimidou diante do número dois do mundo e fez uma boa partida, que teve duração de duas horas e 33 minutos na quadra central Philippe Chatrier. O brasileiro de 20 anos acabou pecando em alguns dos momentos mais importantes do jogo e foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/1.
Oriundo do qualifying, Bellucci disputou nesta quarta a sua primeira partida em Grand Slams e seu primeiro duelo contra um tenista top 20. Antes, o adversário melhor ranqueado que o paulista de Tietê havia enfrentado havia sido o argentino Juan Ignácio Chela, então 25 do mundo, nas oitavas-de-final do Torneio de Buenos Aires, para quem perdeu por duplo 6/4.
Bellucci, que em um ano e meio conseguiu subir nada menos do que 507 posições no ranking da ATP, deixa Roland Garros com 20 pontos conquistados (15 por ter furado o quali e mais cinco por ter disputado a primeira rodada), que podem alçá-lo ao grupo dos top 70 e lhe dar a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Apesar de perder seu melhor tenista, o Brasil continua sendo representado na chave masculina de simples no Aberto da França. Isso porque também nesta quarta-feira o gaúcho Marcos Daniel passou pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, que abandonou a partida no início do segundo set sentindo fortes dores na perna.
Já Nadal, atual tricampeão de Roland Garros, tentará dar prosseguimento ao sonho do tetra enfrentando na próxima rodada outro quali: o francês Nicolas Devilder, que eliminou na primeira rodada o australiano Chris Guccione.
GAZETA PRESS