| 28/05/2008 08h10min
O brasileiro Marcos Daniel avançou nesta quarta-feira à segunda rodada do torneio de Roland Garros. O tenista de Passo Fundo foi beneficiado por uma contusão do espanhol Juan Carlos Ferrero, cabeça-de-chave número 23. É a primeira vez que Daniel consegue uma vitória em uma chave principal de um torneio Grand Slam.
Na segunda rodada, Marcos Daniel vai enfrentar o austríaco Jürgen Melzer, que bateu na abertura da rodada o australiano Peter Luczak: 6/3, 6/2 e 6/4. Os dois tenistas repetem um confronto já realizado no piso lento de Houston em 2006, quando o europeu, número 97 do mundo, levou a melhor em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.
A vitória sobre Ferrero dá mais 15 pontos no ranking de entradas a Marcos Daniel. Além disso, mantém vivo o sonho do tenista de ir aos Jogos Olímpicos de Pequim, pois deve permanecer entre os 80 primeiros da lista da ATP.
O jogo
Nesta quarta, o 79º colocado do ranking surpreendeu com um grande início, conseguindo logo uma quebra para abrir 3/1. Na seqüência, cometeu erros não-forçados e permitiu a Ferrero se recuperar. Nessa toada, o ex-número um do mundo chegou a sacar para fechar o set com 5/3 no placar, mas Daniel não desanimou e levou a decisão para o tiebreak.
Perdido o desempate, o brasileiro viu seu serviço ameaçado logo no primeiro game da segunda parcial, quando teve de salvar três break points do favorito. Depois da dificuldade, passou a encaixar bons golpes de esquerda, enquanto Ferrero já não mostrava a mesma mobilidade. Em seguida, o campeão de Roland Garros em 2003 pediu atendimento médico e desistiu do jogo quando o quinto game apontava vantagem para Daniel.
GAZETA PRESS