| 27/05/2008 12h58min
Se a presença do trio brasileiro da NBA no Torneio Pré-Olímpico Mundial ainda é incerta, a do ala-pivô Tiago Splitter está mais do que confirmada. Em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Basquete, o jogador afirmou que não vê a hora de começar os treinamentos para a competição que será realizada em Atenas, na Grécia, entre os dias 14 a 20 de julho.
O jogador catarinense de 23 anos atua no Tau Cerâmica, da Espanha, e vive a expectativa de disputar uma inédita final da liga espanhola, contra o Barcelona. O playoff está marcado para os dias 29 e 31 de maio e 3, 5 e 8 de junho. Este último jogo, se necessário, ocorrerá na mesma data da apresentação da seleção brasileira no Rio de Janeiro.
– Já conversei diretamente com o técnico Moncho Monsalve sobre isso e não terá problemas. Depois da última partida, não interessa o dia, volto para o Brasil e me apresento à seleção. Lógico que é cansativo, mas é a vaga olímpica que está em jogo e vale a pena o esforço – declarou o jogador.
Splitter também está otimista quanto à participação da seleção brasileira no torneio grego, que irá definir os últimos três classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Ele acredita que a seleção masculina tem boas chances de acabar com o jejum de 12 anos sem disputar uma Olimpíada.
– Conversei com alguns colegas, como Marcelo Huertas, Marcelinho Machado, Murilo, Alex, Guilherme e todos estão entusiasmados e confiantes para o desafio do Pré-Olímpico. É importante todos estarmos comprometidos com o sucesso na competição. Afinal, é a grande oportunidade de chegar a Olimpíada – destacou.
O pivô catarinense disse ainda que disputar uma edição dos Jogos Olímpicos seria a realização de um sonho e lembrou que estrelas do basquete mundial estão motivados para defenderem suas seleções nacionais na competição.
– Já conquistei muita coisa na minha carreira, mas ainda falta a participação nos Jogos Olímpicos. É o grande sonho de qualquer atleta e comigo não é diferente. A gente vê grandes astros do basquete mundial se esforçando ao máximo para isso, como o alemão Dirk Nowitzki e o americano LeBron James – comentou.
Ao contrário de Splitter, o ala-armador Leandrinho, do Phoenix Suns, e os pivôs Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Nenê, do Denver Nuggets, não confirmaram presença no Pré-Olímpico. O trio da NBA se recupera de problemas físicos. Os dois primeiros estão com os joelhos machucados, enquanto o terceiro tenta recuperar a forma física após passar por uma cirurgia para a remoção de um tumor no início do ano.
Tiago Splitter confia na classificação do Brasil para os Jogos de Pequim
Foto:
Wander Roberto, divulgação