| 09/05/2008 23h46min
Um dos torneios mais tradicionais do circuito feminino não terá a presença da atual número um do ranking de entradas da WTA. Considerada a segunda competição mais importante do calendário de saibro, o Torneio de Roma não será disputado pela belga Justine Henin, que nesta sexta-feira anunciou a desistência do evento no Foro Italico alegando cansaço.
Henin passou o mês inteiro de abril sem disputar uma partida oficial, na tentativa de se recuperar de uma lesão no joelho e readquirir a motivação necessária após amargar um mau início de temporada. Das seis competições que disputou, a belga faturou dos títulos (dos pequenos torneios de Sydney e Antuérpia) e sofreu derrotas nas quartas-de-final do Aberto da Austrália e dos torneios de Dubai e Miami antes de cair logo na terceira rodada do Torneio de Berlim na quinta-feira, diante da russa Dinara Safina.
Desmotivada e já ensaiando um discurso dos planos para quando anunciar a aposentadoria, a tenista de 25 anos perde agora a chance de entrar em quadra em mais um grande evento na tentativa de ganhar ritmo antes da competição mais importante para sua pontuação no ranking de entradas da WTA: Roland Garros, onde defende o título e os mil pontos conquistado em 2007, além de viver a expectativa de receber a quinta coroa no Grand Slam parisiense.
Por causa do comunicado em cima da hora – o Torneio de Roma tem início marcado para esta segunda-feira –, Henin verá as conseqüências da desistência em sua conta bancária: ela foi multada em US$ 20 mil (cerca de R$ 36 mil).