| 01/05/2008 15h27min
Entre os favoritos ao título do Torneio de Munique, Fernando González esteve bem próximo da eliminação nas oitavas-de-final, mas se recuperou com uma bela virada sobre o belga Kristof Vliegen, nesta sexta. O placar fechou em 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 7/5 e 6/3.
Número 88 do ranking de entradas, Vliegen fechou o set inicial de forma impecável, aproveitando dois dos seis break points que teve à disposição e não cedeu chances de quebra. Depois disso, González até iniciou uma reação e chegou a vencer dois games no saque do adversário, mas continuou com dificuldades no serviço. Desse modo, o belga abriu vantagem e chegou a sacar para a partida no 5/4 da segunda parcial.
Foi aí que o chileno fez valer o sua habilidade no saibro e a melhor colocação no ranking mundial (15ª posição), aproveitando dois breaks points na seqüência e virando por 7/5. Desanimado após perder a chance de vencer a partida, Vliegen não ofereceu resistência, caindo após o González aproveitar a única oportunidade criada em todo o terceiro e decisivo set.
Garantida a passagem às quartas-de-final, González agora se prepara para encarar Marat Safin. No esperado confronto entre dois tenistas que já figuraram entre os cinco melhores do mundo, o chileno tem a vantagem no retrospecto – venceu quatro das seis partidas realizadas, incluindo duas em piso lento.