| 20/04/2008 13h40min
Conforme era esperado, o técnico José Roberto Guimarães não incluiu a levantadora Fernanda Venturini na lista de 14 jogadoras da seleção feminina de vôlei convocadas para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. O anúncio foi feito neste domingo, após a final da Superliga Masculina de Vôlei, no Maracanãzinho (RJ).
A jogadora de 37 anos havia se despedido da seleção brasileira após as Olimpíadas de Atenas, em 2004, brigada com Zé Roberto. No início do mês, fez as pazes com o treinador e pediu para ser novamente convocada, mas não foi atendida.
– Não seria justo com as jogadoras que participaram deste processo. Fizemos muitas viagens, concentrações, jogos, os momentos de alegria e tristeza. Tivemos 119 jogos desde 2005 e faremos cerca de 25 até Pequim – explicou Zé Roberto.
A levantadora, no entanto, ganhou elogios do treinador da seleção.
– Ela teve uma posição bastante louvável, de humildade ao pedir a volta à seleção. Foi uma decisão muito difícil, principalmente porque ela é muito importante, uma das melhores levantadoras do mundo, mas que esbarra no critério colocado desde o início – acrescentou o treinador.
As 14 jogadoras convocadas neste domingo farão um período de treinamento na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, e disputarão três amistosos contra os Estados Unidos, em junho, antes de seguirem para a Ásia, onde disputarão o Grand Prix e tentarão a medalha de ouro nos Jogos de Pequim, em agosto.
Dessa lista, duas jogadoras serão cortadas na convocação final para os Jogos de Pequim. A principal novidade da relação anunciada neste domingo por José Roberto Guimarães é o retorno de Valeskinha, que estava longe da seleção desde 2006.
* Notícia atualizada às 15h30min.