| 16/04/2008 21h40min
Jogando na altitude boliviana, o Cruzeiro perdeu de 5 a 1 para o Real Potosí nesta quarta no estádio Victor Agustín Ugarte, mas terminou como líder do grupo 1 da segunda fase da Copa Libertadores.
Acostumados com os 3.967 metros de altitude da cidade, o Potosí fez o primeiro gol logo aos três minutos, com o volante Loayza acertando belo chute de fora da área após falha do zagueiro equatoriano Espinoza.
Diante de um apático Cruzeiro, os bolivianos chegaram ao segundo aos 13, após nova falha da equipe: a defesa fez mal a linha de impedimento e Pintos, livre na área, recebeu sozinho para superar Fábio e marcar o segundo.
Os mineiros descontaram aos 28 minutos, em pênalti sofrido pelo boliviano Marcelo Moreno e convertido por ele mesmo.
O técnico Adilson Batista até ensaiou uma postura mais ofensiva na etapa final com a entrada do lateral-esquerdo Jadílson, mas os bolivianos chegaram ao terceiro aos seis minutos, novamente com
Pintos, aproveitando rebote de chute de longe de
Eguinos.
O quarto do Potosí veio aos 22, numa falta ensaiada. Candía encheu o pé e mandou no canto direito de Fábio, sem chances para o goleiro.
Gatty Ribeiro, aos 41, fechou a goleada em bela jogada dentro da área, aproveitando rebote de uma bola mandada na trave.
Mesmo com a derrota — a pior do time na história da Libertadores —, o Cruzeiro fecha a chave com 11 pontos e garante o primeiro lugar.
Se vencesse nesta quarta, o time poderia tentar terminar com a melhor campanha entre os 32 participantes, o que daria a vantagem de decidir em casa todos os confrontos das fases seguintes.
A segunda vaga é do San Lorenzo, da Argentina, que passou pelo Caracas em casa. A equipe venezuelana ficou com sete pontos, enquanto a vitória de hoje deixou o Potosí com seis, mas terminando na lanterna.