| 11/04/2008 14h14min
Thomaz Bellucci abriu mal a participação brasileira no Zonal Americano da Copa Davis, nesta tarde de sexta-feira. Após quase quatro horas de partida, ele foi derrotado pelo colombiano Santiago Giraldo, em Sorocaba (SP), por 3 sets a 2 - parciais de 6/7 (6-8), 4/6, 6/3, 6/4 e 6/2, na primeira partida entre os dois países na edição 2008 da competição.
Depois de largar na frente vencendo os dois primeiros sets, Belluci - 145º no ranking de entradas da ATP, permitiu que Giraldo tomasse conta da partida. Pela imposição física, o colombiano virou facilmente o jogo, e abriu 1 a 0 para a Colômbia contra o Brasil.
Ainda nesta sexta-feira, o gaúcho Marcos Daniel, 91º do ranking mundial, enfrenta Juan Sebastian Cabal, que aparece na posição 291 da mesma lista. Daniel é a esperança de empate do Brasil na disputa.
Sábado, a partir das 11h, é a vez de entrar em ação o ponto forte da equipe brasileira. Uma das melhores duplas da atualidade, Marcelo Melo e André Sá, encara o par colombiano formado Michael Quintero e Carlos Salamanca.
O confronto tem sua decisão marcada para o domingo, quando a ordem dos jogos de simples será invertida: também às 10h, Daniel enfrenta Giraldo, enquanto Bellucci tem pela frente Cabal.
Confira como foi a partida:
1º set
O brasileiro começou o jogo empolgado, com uma quebra, abrindo 4 a 2. Bellucci sacava com a possibilidade de fechar 5 a 2 quando Giraldo acordou na partida. Com um ace, Giraldo empatou o primeiro set. A decisão se alongou em mais um empate em games até o tie-break, vencido com dificuldade por 8 a 6 pelo brasileiro.
2º set
O segundo set seguiu sem quebras até o 2 a 2. No quinto game, Giraldo encolheu o braço e Bellucci aproveitou para crescer na partida, conseguindo a primeira - e definitiva - quebra do set. Daí para frente os dois
confirmaram seus serviços e Bellucci venceu o set por 6 a 4.
3º set
No
terceiro set, até o 2 a 2, tudo ia bem. Mas Bellucci pediu atendimento médico, sentindo dores na coxa direita. Totalmente entregue, Belluci atirou-se ao chão logo na seqüência. A partida permaneceu por cerca de 5min interrompida para novo atendimento do brasileiro, que não conseguiu impedir a vitória do colombiano por 6 a 4.
4º set
A canhota do brasileiro começou fraca, e o saque de Belluci foi facilmente quebrado pelo colombiano, que aproveitou-se da lesão do brasileiro para vencer sem dificuldades, por 6 a 3.
5º set
O mais fácil de todos para Giraldo, que quebrou os dois primeiros serviços de Belluci. Superior fisicamente, o colombiano apenas administrou a vantagem e fechou o set em 6 a 2.