| 10/04/2008 19h56min
Sem poder contar com seu melhor tenista, o atual 98º do mundo Alejandro Falla, com uma contusão nas costas, a Colômbia chega desfalcada para encarar o Brasil neste final de semana pela última rodada do Zonal Americano da Copa Davis. Embora os quatro integrantes da equipe apareçam atrás dos brasileiros nas listas da ATP, os visitantes não se intimidaram após o sorteio das partidas, garantindo motivação para o duelo.
– Nossos jogadores estão prontos e muito bem preparados – antecipou o capitão colombiano Felipe Beron, que preferiu não valorizar a ausência do melhor tenista. – No papel, o número um do país é muito importante, mas isso fica justamente no papel. Sei que todos os meus atletas estão bem e farão boas partidas – acrescentou.
Com a vaga de número um da Colômbia herdada por causa da contusão de Falla, Santiago Giraldo, hoje número 185º do mundo, disse estar pronto para pegar a revelação brasileira Thomaz Bellucci na estréia, às 10h desta sexta. Mesmo após despencar 44 posições no ranking de entradas no último mês e distanciar-se do grupo dos top 100, o colombiano confia em seu potencial para surpreender o representante da casa, o 145º do mundo.
– Perdi um pouco de ranking, mas o importante é a garra com que se entra em quadra – disse Giraldo. – Estou bem comigo mesmo e confiante para jogar – complementou.
Estreante Cabal mostra confiança
Outro que não demonstra temor em enfrentar o Brasil é Juan Sebastian Cabal, substituto de Falla. E embora nunca tenha representado seu país em Copa Davis, o 291º colocado do ranking acredita que pode surpreender o gaúcho Marcos Daniel, 91º.
– Tenho atuado muito bem e espero me dar melhor ainda em quadra – declarou.
Sá e Melo não amedrontam Quintero
Nem mesmo os duplistas colombianos, Michael Quintero e Carlos Samanca, se sentiram menosprezados diante dos rivais Marcelo Melo e André Sá. Os brasileiros são integrantes do top 30 do ranking de duplas, e foram semifinalistas de Wimbledon e quadrifinalistas do Aberto dos Estados Unidos em 2007.
– Sabemos que teremos uma parceria forte pela frente, mas sabemos como eles jogam e estamos confiantes e preparados para fazer um jogo parelho – antecipou Quintero, atualmente na 299ª posição do ranking de duplas da ATP, enquanto Salamanca é o 615º.
O país vencedor do duelo entre Brasil e Colômbia garante vaga para a disputa do play-off do Grupo Mundial, em setembro, contra uma equipe derrotada na primeira fase, em fevereiro. O time perdedor neste final de semana aguarda para a disputa do Zonal Americano novamente em 2009.
GAZETA PRESS