| 07/04/2008 20h47min
Com o encerramento da nona rodada do Estadual, a disputa pelo título do returno ficou ainda mais acirrada. Isso porque o líder Criciúma empatou, enquanto o Avaí, segundo colocado, venceu, e o Figueirense, na terceira posição, também somou mais três pontos com uma vitória sobre o Metropolitano.
A atual configuração da tabela se assemelha àquela do primeiro turno. A duas rodadas do fim, o Figueirense vem na terceira colocação, a três pontos do líder. O que muda neste cenário é que a liderança do turno era avaiana, enquanto a do returno é criciumense.
As duas últimas rodadas são decisivas para os três times. Para deixar ainda mais emocionante esta reta final da competição, Tigre e Leão colocam suas garras à mostra e se enfrentam na última rodada. As combinações para o título deste returno aceitam diversas hipóteses.
Tigre x Leão
Se o Criciúma vencer a próxima partida (contra o Guarani em casa), somará 24 pontos. Se o Avaí também vencer na 10ª rodada (contra a Chapecoense, fora de casa) a decisão do returno fica para o duelo entre os dois times, pela última rodada, no qual só a vitória interessa ao Leão, enquanto o Criciúma poderá empatar na Ressacada.
Se o Tigre perder na próxima rodada e o Avaí vencer, a situação para o confronto entre os times se inverte: só a vitória interessará ao time do Sul do Estado. Vitória do Leão diante da Chapecoense e empate do Criciúma com o Guarani, o Avaí joga com a vantagem do empate na última rodada. Para chegar nesta condição na última rodada, no entanto, o Leão da Ilha teria que torcer por um empate ou derrota do Figueira diante Marcílio Dias, no Scarpelli, domingo.
Um empate do Leão na 10ª rodada e uma vitória do Criciúma diante do Bugre, pode levar os times ao critério de desempate pelo saldo de gols, no caso de vitória avaiana no último jogo.
Por fim, se no próximo domingo o Criciúma vencer e o Avaí perder, nem mesmo uma derrota na última rodada tira do Tigre a vaga na final contra o Figueirense.
Figueira e o título direto
Ao Figueirense interessam quatro combinações. Em todas elas, é indispensável que o alvinegro vença seus dois últimos confrontos pelo returno — Marcílio Dias, no Scarpelli, e Atlético, em Ibirama.
Partindo desta hipótese, se o Avaí perder para a Chapecoense no próximo domingo e o Tigre for derrotado na última rodada, o Figueira levanta o caneco e conquista o título do Catarinense — independente de vitória ou derrota do Criciúma na décima rodada, já que, se vencê-la, ainda perde do alvinegro no número de vitórias.
O oposto também é válido. Se o Tigre cair diante do Guarani e vencer o Leão, tanto o atual líder quanto o alvinegro somariam 24 pontos, e mais uma vez o time da Capital venceria pelo critério de desempate. O mesmo ocorre se o Leão empatar pela décima rodada e vencer o Criciúma.
Se os dois líderes empatarem nas duas rodadas, o Figueirense só precisa cumprir o dever da vitória e fazer a festa do título estadual.
Matéria atualizada às 14h31min.