| 05/04/2008 18h23min
O Figueirense enfrenta o Metropolitano, neste domingo, às 16h, em Timbó, em busca da vitória para continuar na briga pelo título do returno e assim conquistar o estadual sem precisar jogar a final. O Metropolitano, que já se classificou para a Série C, precisa da vitória para ainda permanecer com chances matemáticas de conquistar o returno.
Quatro jogadores desfalcam o alvinegro para a partida. O zagueiro Asprilla e o meia Élton estão suspenso por terem sido expulsos no clássico, Edu Sales recebeu o terceiro cartão amarelo. O meia Rodrigo Fabri ainda não se recuperou de uma contusão na panturrilha direita e só deverá sair do departamento médico em 20 dias.
O maior problema do Figueira para a partida estará novamente na zaga. O técnico Alexandre Gallo terá que se desdobrar para escolher o substituto de Asprilla. Para a posição, ele não poderá contar com os volantes Carlinhos e Luiz Henrique, que já atuaram nesta função. Os dois atletas estão contundidos. O mais provável é que o zagueiro Michel Schmöller faça sua estréia como titular na equipe principal. No meio-de-campo, quem deve ter mais uma oportunidade é Fernandes.
O Metropolitano, depois de garantir vaga na Série C, volta o foco para o estadual e as chances de disputar o returno e fazer a final do Estadual com o próprio Figueirense, desde que Criciúma e Avaí, em vantagem nesta briga, tropecem nas últimas rodadas.
Apesar das dificuldades, a equipe está na quarta colocação, ninguém no Metrô joga a toalha. O zagueiro Kleber Goiano, que sentiu o joelho durante a semana, é dúvida. Se ele não puder atuar, a vaga será de Sílvio Bido, já que o meio terá o retorno de Jean. Na lateral-direita, Nequinha reassume a posição depois de cumprir suspensão.