| 07/04/2008 17h44min
As três vagas do Rio Grande do Sul na Série C do Brasileirão não foram preenchidas completamente. Há mais candidatos do que espaço disponível, e o presidente da FGF, Francisco Noveletto, ainda não definiu os participantes gaúchos na competição nacional.
Essas vagas devem ser ocupadas da seguinte forma: o Campeão da Copa Amoretty 2007 (o Caxias) escolhe entre a Série C 2008 e a Copa do Brasil 2009; a competição que o Caxias não quiser passa para o vice da Amoretty (Brasil-Pe); as outras duas vagas na Série C ficam para os clubes semifinalistas do Gauchão que não estão na primeira ou na segunda divisões (Caxias e Inter-SM).
A indefinição se dá pela presença do Caxias nas duas listas. A equipe grená venceu a Amoretty e chegou às semifinais do Gauchão. Se o clube da Serra optar pela vaga da Amoretty, perde a Copa do Brasil e cede espaço para Sapucaiense ou São José-Pa, que já manifestaram interesse de jogar a Série C; e se o Caxias quiser a vaga oferecida pelo Gauchão, quem entra na Terceirona do Brasileirão é o Xavante.
A resposta deve sair ainda esta semana. Noveletto garante que espera por um ofício do Caxias, confirmando a opção pela Copa do Brasil 2009 via Amoretty, e pela Série C via Gauchão. Assim, as outras vagas ficam com Inter-SM e Brasil-Pe.
- O Caxias vai mandar hoje ou amanhã o ofício confirmando que opta pela Copa do Brasil na Amoretty. E já posso te adiantar, com isso, que os clubes gaúchos na Série C são o próprio Caxias, o Inter-SM e o Brasil-Pe - afirma Noveletto.
Em Pelotas a apreensão é grande. O presidente Xavante, Helder Lopes, teme que outro clube bem classificado no Gauchão seja beneficiado pela FGF, mesmo que o Caxias opte pela Copa do Brasil 2009 via Amoretty - o que abre, segundo o regulamento da competição, vaga na Série C para o Brasil-Pe.
- Temos que receber a resposta o quanto antes porque a Série C é uma competição cara. Estamos negociando com um grande patrocinador, mas a assinatura do contrato só deve sair com a confirmação da FGF - justifica Lopes.
Os jogadores do Sapucaiense se reapresentam nesta terça-feira e a direção do clube garante que vai disputar a Série C. Segundo Noveletto, a chegada do ofício do Caxias só abriria uma possibilidade para o Sapucaiense caso o Inter-SM desista da vaga. O clube de Santa Maria ainda não confirma se vai jogar a Série C.